Quem acha que marketing pode ser pensado com uma mentalidade lógica e racional, acreditando tratar-se de uma ciência com 100% de precisão em seus processos, certamente não entende da coisa...
Foram necessários alguns anos trabalhando em comunicação para eu perceber que o ponto de partida para colocar uma empresa em evidência, em Indaiatuba, era evidenciar primeiro quem está por trás dela. Entender o comportamento humano foi essencial para o meu trabalho. Afinal, são pessoas que vendem, são pessoas que compram, são pessoas que usam produtos e serviços, que os indicam ou os rechaçam.
A essência do marketing é humana, não importa se você está vendendo motor para barcos ou cadernos para estudantes. Sempre haverá alguém por trás do processo, sempre existirão sentimentos humanos interferindo em tudo, pois o ser humano é também o objetivo final de qualquer produto ou serviço. Uma vez compreendido o comportamento, o que, diga-se de passagem, é algo extremamente complexo, fica mais claro entender marketing.
O consultor americano, William Bridges, autor do livro “Criando Você & Cia”, é uma das maiores autoridades mundiais no estudo de carreiras, e ensina: “Todo profissional deve pensar e agir como uma empresa, ou seja, ele tem de ser a empresa”.
Existem muitos profissionais tecnicamente competentes, mas incapazes de construir e divulgar uma imagem pessoal positiva de segurança e credibilidade no mercado. Muitos deles não se dão nem ao trabalho de ter um cartão de visita apresentável e distribuí-lo rotineiramente. Nunca pensaram em elaborar um prospecto descrevendo, de forma adequada, suas qualificações profissionais e serviços disponíveis ao cliente. Por quê? Provavelmente também, nunca imaginaram organizar, num arquivo, seus principais contatos pessoais e criar uma network ou rede de relacionamentos. Utilizando apenas algumas técnicas de captação de clientes - sejam eles empresas ou pessoas -, e alguns ensinamentos na área de relações interpessoais, qualquer profissional conseguirá obter notáveis benefícios comerciais em sua área de atuação.
Não é a toa que no mercado mundial muitos empresários tiveram seus feitos reconhecidos depois de lançar sua biografia ou livros de autoajuda. Posso citar vários: Jack Welch é um dos lideres de negócios mais influentes de nossa era. Depois de 20 anos na direção da General Electric, onde aplicou diversas inovações gerenciais, se tornou consultor, palestrante e publicou vários livros, além disso, elevou a imagem da GE e valorizou as ações da empresa no mercado de capitais. Henry Ford, fundador da montadora que leva o seu nome, passou a ser especialmente respeitado quando alguém publicou a sua biografia e, mesmo depois da sua morte, a trajetória da Ford é baseada no exemplo de seu fundador.
No Brasil, Ricardo Frank Semler, sócio majoritário da Semco S/A, empresa brasileira conhecida pela sua implementação radical do conceito da democracia industrial e reengenharia corporativa, foi o primeiro de uma lista, a ter sua gestão inovadora difundida entre empresários ao redor do mundo com palestras e livros autobiográficos. Sob sua gestão, os rendimentos da Semco cresceram de quatro milhões de dólares, em 1982, para 212 milhões de dólares em 2003. Roberto Justus foi fundador da Fischer e é o atual presidente da Newcomm Comunicação Integrada, vendeu 80 mil exemplares do seu primeiro livro e ganhou até um programa na TV. Dá para imaginar o quanto isso valorizou a sua empresa?
Agora para refletir... Quanto a experiência e o conhecimento desses empresários somou as milhares de empresas que aplicaram seus conceitos?
Guardadas as devidas proporções, a Revista Imediata Opinião tem como principal proposta a orientação e a informação, focada nos empresários e colaboradores de Indaiatuba. Em um ano de circulação, acreditamos ter plantado várias sementes, e, sem dúvida, esse é o nosso maior valor.
Assim, ao completar um ano de Revista, vejo que minha idéia gerou muitos frutos e tenho um imenso orgulho disso. Também me orgulho de poder partilhar com meus colunistas, minha equipe de redação e os leitores tanta informação de qualidade. E se hoje falamos de empreendedorismo, ousadia e determinação, é porque, sem dúvida, somos todos exemplos de que trabalho e dedicação fazem a diferença!
Parabéns a todos e muito obrigada pela confiança!
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