quarta-feira, 13 de maio de 2009

Estudantes de Jornalismo do CEUNSP entrevistam herdeiro de autor de "O Pequeno Príncipe"

Foto: Deborah Dubner/www.itu.com.br
O programa de jornalismo temático Em Foco, produzido por alunos da Faculdade de Comunicação e Artes do CEUNSP (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio), já conseguiu seu primeiro “furo” de reportagem: uma entrevista com François d’Agay, sobrinho de Saint Exupéry, o famoso escritor de “O Pequeno Príncipe”. François d’ Agay estava na Fazenda do Chocolate, em Itu, no último dia 23 de abril, onde plantou um baobá. O evento era uma mensagem de alerta para a preservação da natureza e uma homenagem a Exupéry.
No romance de Exupéry, as sementes de baobá preocupavam o Pequeno Príncipe, pois se uma delas virasse árvore suas raízes poderiam rachar o pequeno planeta em que morava. Um símbolo de cuidado e atenção com a frágil saúde do meio ambiente, como revela o personagem: “Quando a gente acaba a toalete da manhã, começa a fazer com cuidado a toalete do planeta.”
A equipe também entrevistou Sheila Dryzun, representante no Brasil do Pequeno Príncipe. Dryzun promovia o lançamento do livro “O Pequeno Príncipe me disse”, que conta a experiência de cerca de 40 personalidades com a leitura do romance francês. Experiência detalhada por frases do livro, memórias e dados biográficos de Exupéry e muitas ilustrações.
O encontro foi uma surpresa para os estudantes. O grupo produzia um documentário sobre a história e o turismo de Itu e decidiu mostrar exemplos da cultura caipira e do turismo rural na Fazenda do Chocolate. Uma primeira visita ao local foi adiada por causa da chuva. “Na segunda tentativa entramos na fazenda e ficamos curiosos com a grande movimentação que havia ali. Então soubemos do plantio do baobá. Foi uma alegria, ainda mais que entrevistamos François d’Agay!”, disse, emocionada, a jovem repórter Juliana Ferraz. D’Agay elogiou a equipe de reportagem, enaltecendo a importância dos jovens que seguem a profissão do jornalismo.
O programa Em Foco é produzido por estudantes do curso de Jornalismo e Rádio e TV para a AECA (Agência Experimental de Comunicação e Artes). A AECA, coordenada pelo professor Amauri Chamorro, visa o ensinamento prático, a experiência profissional e a integração dos alunos de diferentes cursos e semestres. Além do programa de jornalismo temático, a AECA é responsável por vários produtos audiovisuais, eventos, campanhas, peças teatrais e o jornal impresso O Arauto. O vídeo da entrevista com François d’Agay está disponível no site http://www.ceunsp.edu.br/, no link Galeria de Vídeos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Procuramos estudantes de jornalismo, dispostos a participar do Premio CNN concurso Universitário, com o tema
Meio Ambiente.
contactar: shd@shd.org.br
obrigado
Julio