segunda-feira, 25 de abril de 2011

Festival Gastronômico de Campinas chega à terceira edição

O Festival Gastronômico de Campinas chega à sua terceira edição, ampliando sua duração, o número de restaurantes e cidades convidadas, comprovando a proposta do evento criado para os moradores da cidade, da região e visitantes que movimentam os hotéis e restaurantes da cidade.
O III Festival ocorrerá entre 14 de julho e 07 de agosto, com o tema “Culinária Italiana” e a participação de 45 restaurantes, incluindo representantes de sete cidades convidadas: Indaiatuba, Jaguariúna, Holambra, Valinhos, Vinhedo (que já participaram em 2010), além de Americana e Paulínia.
O evento é promovido em conjunto com a Secretaria de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo de Campinas, e insere-se Muito + Campinas, um macro projeto que prevê atividades em diversos setores, como negócios, cultura, gastronomia, entre outros; capazes de movimentar a rede de restaurantes, hotéis, comércio e demais segmentos. 
A opção em homenagear a culinária italiana justifica-se não só pela excelência dos pratos, que harmoniza muitos séculos de sabores árabes, normandos, espanhóis, entre outros; mas principalmente pela imigração que faz do Brasil um dos países mais “italianos do mundo”. Na região, não é diferente. Embora tenha recebido diversos povos que impulsionaram a cultura cafeeira, os italianos foram a maioria. A imigração italiana foi a mais forte na década de 30 e com seus representantes marcou a região com a gastronomia, que hoje é um dos patrimônios daquele país.

Nenhum comentário: