quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Expoflora 2011 - Holambra - SP

Sustentabilidade é a palavra do momento. E nesse projeto, ela chegou ao quintal de casa.  O espaço “Quintal de Compostagem”, que faz parte da Mostra de jardinagem e paisagismo “Minha Casa Meu Jardim” na 30ª edição da Expoflora, reúne cantinhos aconchegantes, alamedas, árvores frutíferas, horta de temperos, fonte, orquidário e composteiras.
Idealizado por uma equipe de cinco profissionais (as arquitetas e paisagistas Claudia Pantalena, Joyce Benetazzo e Giovana Bombonatti e Maria Angélica Gonçalves Pereira Pantalena e o engenheiro agrônomo João Corbett), o projeto segue o tema da Mostra de “conhecer, plantar e preservar as árvores” e coloca lado a lado, o ornamental e o sustentável, de uma maneira interativa e ao mesmo tempo divertida. 
    
Além de se tornar um local convidativo com móveis de madeira e ferro, o espaço incentiva o cultivo. Para isso, as ferramentas de jardinagem ficam estrategicamente armazenadas em um armário de madeira reciclada no próprio jardim, sempre a mão para transformar o trabalho de cultivo em hobby e lazer. 
     
O intuito do projeto também é mostrar que seja qual for o tamanho do espaço é possível criar vários ambientes com diversas funções.
O local reúne espaços aconchegantes para todos os gostos. Banco para ler, barulho de água da fonte para relaxar, cultivo de horta, pomar e ainda a possibilidade de prestar atenção nos ciclos da natureza e fazer dele o devido uso.
O “Quintal de Compostagem” mostra uma maneira inteligente de manter um jardim sempre bonito, vivo, em todas as estações do ano, criando uma interação agradável, saudável e sustentável com toda a família.
A compostagem é um processo biológico onde microrganismos e insetos decompõem a matéria orgânica em uma substância homogênea, de cor castanha, com aspecto de terra e com cheiro característico, chamado composto.

Na compostagem são reciclados resíduos vegetais do jardim, quintal ou horta que teriam seu destino final em um aterro sanitário nada produtivo. Ao montar um processo de compostagem se recicla o material orgânico e com ele se produz um fertilizante natural que, além de não poluir o solo serve para adubar as plantas da casa fazendo-as crescer ainda mais saudáveis.
Para montar uma composteira como a do “Quintal de Compostagem”:

• Montar uma ou duas caixas de madeira bem ventiladas, direto na terra em local sombrio. Deixe um lado livre para facilitar o acesso do manuseio. O tamanho da caixa dependerá da quantidade de resíduos do jardim ou quintal; 
• Quando a caixa estiver pronta, é hora de colocar os resíduos (folhas de galhos); 
• Reduzir o tamanho dos galhos ou filhas grandes picando ou rasgando;
• Primeiro colocar o material mais graúdo como as podas das cercas vivas devidamente picadas;
• Depois colocar o material menor como gramas e folhas picadinhas; 
• Prosseguir intercalando estes dois materiais e se necessário umedecer o material a medida de for formando a pilha;
• Misturar e remover a pilha no 4º, 8º, 12º, 20º e 30º dia, umedecendo se houver necessidade;
• Para se obter um processo de compostagem mais rápido, não misturar
material novo a uma pilha já em processo adiantado de fermentação; 
• Após 90 ou 120 dias o composto já está pronto para uso.


Serviço: 
Quintal de Compostagem 
Localização: Espaço 7  Mostra de Paisagismo e Jardinagem – Minha Casa Meu Jardim 30ª Expoflora - De 1 a 25 de setembro de 2011 - De quinta a domingo das 9 às 19 horas  
Localização: Holambra, SP 340, rodovia Campinas-Mogi Mirim, saída 140. Na bilheteria, os ingressos custarão R$ 28,00. Crianças de até cinco anos de idade, acompanhadas dos pais ou responsáveis, não pagam. 
Informações: (19) 3817-2228 ou 3802-1421 e pelo e-mail contato@expoflora.com.br

Nenhum comentário: