quarta-feira, 31 de março de 2010

Curso de Cinema traz personalidades do meio cinematográfico para ensinar em Paulínia - SP

Em mais um passo de consolidação de Paulínia como o grande centro da produção cinematográfica nacional, a Secretaria de Cultura divulgou, nesta semana, os nomes dos principais palestrantes da programação do seu curso de cinema.
Conforme a estratégia de formação de mão-de-obra adotada pela administração municipal, o primeiro módulo do curso de cinema passará pelas principais áreas do meio cinematográfico, desde financiamento de projetos, com destaque para as iniciativas do Polo Cinematográfico de Paulinia, passando por roteiro, direção, produção e lançamento/comercialização de filmes.
Entre os nomes confirmados está o Presidente da Globo Filmes, Carlos Eduardo Rodrigues, que falará dos temas relativos à estratégia de marketing e lançamento de filmes, além de Mariza Leão, produtora de grandes sucessos nacionais como "Meu Nome Não é Johnny" e do diretor e produtor Vicente Amorim que, entre outros sucessos, dirigiu e produziu "O Caminho das Nuvens".
A Agência Nacional de Cinema (ANCINE) estará representada por Ruth Albuquerque, responsável pela área de projetos da agência, que tratará dos temas relativos ao Mercado Cinematográfico Brasileiro.
O Secretário de Cultura, Emerson Alves realizará, na abertura da programação, no dia 13 de Abril, palestra sobre as perspectivas do Polo Cinematográfico de Paulinia, seu impacto na produção brasileira e as oportunidades para a população e empresas da cidade neste importante segmento.
Em menos de um ano, com a modificação dos critérios de seleção de projetos cinematográficos que recebem recursos do Fundo Municipal de Cultura, Paulinia passou a ocupar a segunda posição na produção audiovisual brasileira - perdendo apenas para a cidade do Rio de Janeiro - e sendo responsável por um terço da produção cinematográfica brasileira.
Neste ano, o número de inscritos no curso de cinema teve uma procura 300% (trezentos por cento) maior que a de anos anteriores, sendo esta a primeira vez, desde a criação do Polo Cinematográfico em 2004, que todos os inscritos, 563 alunos, foram efetivamente matriculados. A soma de alunos matriculados atualmente no Espaço Cultura, para as diversas áreas artísticas - cinema, música, dança e teatro - é de 1949 estudantes.

Nenhum comentário: