quarta-feira, 4 de maio de 2011

Cinema com tecnologia 6D chega ao Shopping Jaraguá Indaiatuba

Quem curte um programa diferente vai poder conferir os efeitos do cinema 6D, que está instalado na praça de eventos do Shopping Jaraguá Indaiatuba. A atração vai estar à disposição diariamente, no horário normal de funcionamento do shopping, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A novidade chega a Indaiatuba no próximo sábado, dia 7 de maio, e vai até 30 de julho, através da empresa Cine Adventure 6D, com sala para receber até oito expectadores por sessão.
O Cine 6D tem a projeção de filmes em 3D, polarizado com diversos efeitos especiais em curta onde o público terá a sensação de fazer parte da trama, com movimentação das poltronas, vento no rosto, jatos de água, aroma de chocolate, entre outras sensações.
O público poderá escolher entre filmes os seis filmes em cartaz: Trem Fantasma, Fábrica de Chocolate, Mina de Ouro, Jurassic Park. Gálaxi e Fundo do Mar. Casa ingresso custará R$ 10,00 por pessoa, com direito a um filme de aproximadamente cinco minutos cada.
Imagine uma imagem em três dimensões exibida na tela de um cinema. Por mais que seja convincente e realista, Independentemente do ângulo que você a visualizar, sempre terá a mesma imagem. Agora visualize em sua mente um holograma, que possui essa propriedade de exibir a mesma imagem de maneira diferente, dependendo do ângulo de visão do observador. Embora os hologramas sejam mais realistas do que as imagens em três dimensões projetadas no cinema, ainda sofrem de uma grande limitação: não são capazes de interagir com a iluminação do ambiente.
Por isso que quando vemos a imagem em holograma de um objeto qualquer, como uma flor, e a comparamos com o objeto real, temos a sensação de que aquilo é totalmente artificial e que falta uma série de detalhes. A nova tecnologia em 6D representa uma revolução nesse sentido, permitindo que a visualização dos objetos projetado seja alterada não apenas com a mudança de posição de quem olha, mas também com a mudança de direção e intensidade de iluminação.
Isso possibilita a exibição de imagens ainda mais realistas, dando uma ilusão muito mais convincente de profundidade, distância, posição e tamanho dos objetos. Utilizando essa nova tecnologia, vai ser possível realmente acreditar que os personagens do filme que você está assistindo estão interagindo com o público, quase como se fossem novos membros da plateia.
Ao contrário dos hologramas, que dependem da utilização de um feixe de lasers para sua projeção, o sistema em seis dimensões utiliza um princípio semelhante ao encontrado em certos cartões portais e brindes de revistas, que simulam uma imagem tridimensional conforme o observador muda seu ponto de vista. Nestes objetos, á utilizada uma série de lentes lineares e paralelas construídas em plástico, que ficam superpostas à imagem que se deseja dar a ilusão de 3D.
Esse mesmo princípio é utilizado nas imagens chamadas de 4D, que são nada mais que imagens tridimensionais que simulam a sensação de movimento. Para isto, basta utilizar lentes quadradas em vez das lineares encontradas nos cartões postais. A tecnologia 6D utiliza diversas camadas adicionais de lentes e telas a esse sistema, adicionando duas dimensões extras.
A imagem resultante não somente é modificada pela visão do espectador, mas também pela intensidade e direcionamento da iluminação presente no ambiente.
Em um teste inicial, os cientistas do MIT utilizaram a imagem de uma garrafa de vinho feita de vidro, cuja visualização é alterada conforme o ângulo da luz utilizada muda. O resultado impressiona pelo realismo, dando a ilusão de que o que se vê não é somente uma imagem projetada, mas sim o objeto real.
SERVIÇO:
Cinema 6D
Local: Praça de eventos Shopping Jaraguá Indaiatuba
Ingressos: Preço único de R$ 10.
Horários de funcionamento:
De segunda a sábado: das 10h às 22h;
Domingo: Praça de alimentação das 11h às 22; lojas, das 13h30 às 19h30

Nenhum comentário: