quarta-feira, 29 de junho de 2011

Alunos de Engenharia do CEUNSP constroem miniveículos ecologicamente corretos

Cerca de 200 alunos dos 3ºs semestres das Engenharias do CEUNSP – Civil, Elétrica, Mecatrônica, Produção Mecânica e Ambiental – participaram de um projeto para desenvolver miniveículos ecologicamente corretos. O desafio foi lançado no início do semestre e culminou na apresentação ocorrida na terça-feira, dia 14 de junho, quando 10 minicarros desfilaram pelo Pavilhão de Eventos do Campus V, em Salto.
É a segunda vez que os alunos de Engenharia do CEUNSP participam deste tipo de iniciativa, mas, diferente do ano passado quando os motores eram a combustão e utilizavam combustíveis fósseis, o grau de dificuldade foi maior, por exigir um combustível renovável.  Os 10 carros apresentados eram movidos a energia elétrica, mas também foram desenvolvidos alguns protótipos movidos a hidrogênio, que ainda não foram apresentados devido a atraso de fornecedores.
Até chegar aos veículos prontos, os alunos passaram por um longo processo, que começou com o treinamento para utilização do SolidWorks, software que automatiza a criação  de um projeto em 3D. Os projetos deveriam estar adequados a certos limites, como peso, comprimento, largura, distância entre eixos e capacidade de carga. Depois do projeto aprovado, os alunos foram para a etapa de construção física do veículo, e para isso contaram com apoio de diversas empresas da região, que forneceram equipamentos e serviços.
Após a demonstração com um passeio pelo Pavilhão de Eventos, os carros foram avaliados em três quesitos: design, projeto (mecânica e elétrica) e execução. O primeiro lugar ficou com um grupo de alunos de Engenharia Mecatrônica que gostou tanto da experiência que vai investir no desenvolvimento do carro.
O segundo lugar ficou com o único grupo de Engenharia Ambiental a participar. Devido à peculiaridade do curso, a presença foi facultativa e o grupo com seus 10 integrantes, sendo sete mulheres, não fez feio.  O grupo buscou utilizar o máximo de materiais reciclados, como o motor de uma esteira elétrica. O banco foi construído com garrafas pet, revestido com papel de revista, tendo capacidade para suportar até 80 quilos.
O terceiro lugar também ficou com alunos de Engenharia Mecatrônica, que fez jus ao termo “equipe”, comparecendo devidamente uniformizados e vibrando muito pelo desempenho do bólido.
Além dos vencedores, outros projetos também chamaram a atenção. Um deles, de alunos de Engenharia Elétrica, contou com a doação de placas para captação de energia solar, fornecidas pela concessionária Rodovias das Colinas, para recarregar a bateria e aumentar a autonomia do veículo.

Nenhum comentário: