terça-feira, 23 de novembro de 2010

Flamenco agora é patrimônio da Humanidade

A Unesco acaba de incluir o flamenco na lista de patrimônio imaterial da Humanidade. A escolha, determinada por um comitê intergovernamental, leva em conta tanto a música, que “expressa toda uma gama de sentimentos e estados de espíritos”, como a dança, descrita como “de paixão e sedução” em um comunicado oficial.
A ‘lista do patrimônio cultural imaterial da Humanidade’ tem como objetivo proteger culturas e tradições populares, da mesma forma como já acontece com lugares e monumentos. Foi instituída em 2003 e já foi ratificada por 132 países.
O flamenco tem origem espanhola. Atrás apenas dos italianos e portugueses, os espanhóis formam a terceira maior comunidade de imigrantes no Brasil, um dos motivos que talvez justifique o sucesso do flamenco no país.
É crescente o número de alunos que buscam nas aulas de flamenco tanto uma atividade física, quanto um momento de lazer. Ao mesmo tempo em que é uma dança difícil e exigente, o flamenco é bastante democrático. Jovens, crianças e adultos com mais idade podem praticar a modalidade livremente, mesmo sem contato anterior com qualquer outro tipo de dança.
Dedicada exclusivamente ao flamenco há mais de 18 anos, Karina Maganha fundou em Campinas o primeiro tablado do estado de São Paulo, que funciona como escola de dança e também como espaço cultural, para pesquisa e difusão do bailar flamenco, com todas as suas raízes e tradições.
Um dos projetos do Café Tablao, o evento “Noite dos Alunos” tem nova edição no próximo dia 08 de dezembro, no Teatro do Parque Dom Pedro Shopping, em Campinas. O espetáculo “Flamenco de Verde y Amarillo” reunirá os alunos do Café Tablao em apresentação inédita. Os tradicionais passos do flamenco, desta vez, serão acompanhados de uma trilha sonora diferenciada, que mescla a sonoridade da música brasileira, executada ao vivo. Ao longo do espetáculo, o público poderá identificar-se com sons que remetem a chorinhos dos anos 40 e 50, além de referências a artistas como Chico Buarque, Elis Regina, Ney Matogrosso, entre outros.
Os ingressos para a apresentação “Flamenco de Verde y Amarillo” já estão à venda no Café Tablao, que fica na avenida Jesuíno Marcondes Machado, 1063, no bairro Nova Campinas.
Serviço
Noite dos Alunos Café Tablao - “Flamenco de Verde y Amarillo”
Data: 08/12/2010
Horário: 17h30 e 20h
Local: Teatro do Parque Dom Pedro Shopping - Campinas/SP
Informações: (19) 3294.1650 / adm@cafetablao.com.br

Nenhum comentário: