quarta-feira, 28 de maio de 2008

DIA MUNDIAL SEM TABACO - CONSCIENTIZAÇAO

Juventude sem Tabaco. Este é o slogan do Dia Mundial sem Tabaco, comemorado dia 31 de maio. O alerta da Organização Mundial da Saúde tem como objetivo conscientizar o jovem dos malefícios do fumo. Nós, profissionais da área médica, temos obrigação de entrar nesta campanha e participar deste alerta, pois os jovens são os consumidores em potencial do cigarro. Por isso, eles passaram a ser o foco das empresas do tabaco, pois são eles que vão manter o lucro dessas empresas no futuro.
O Dia Mundial sem Tabaco foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo do tabaco e seus derivados. Esta data é comemorada anualmente por todos os países que aderem à proposta de controle do tabagismo no mundo, e o Brasil está entre eles.
A indústria do tabaco tem intensificado seus esforços para cada vez mais conseguir agregar jovens ao hábito de fumar e com isso a saúde de um número significante deles em todo mundo está seriamente ameaçada pelos produtos sabidamente mortais presentes na fumaça do cigarro. A nicotina é uma droga altamente eficaz para levar uma criança ou adolescente à dependência para o restante de suas vidas. Vamos tentar ajudá-los e dar nosso exemplo, evitando assim que novos jovens comecem a fumar; esta é a mensagem que deve ser dada para todos neste dia.
Juvenal Antunes de Oliveira Filho
Médico Oncologista, Oncocamp, Campinas, SP

Nenhum comentário: