sexta-feira, 2 de maio de 2008

SERTANEJO UNIVERSITÁRIO CAI NO GOSTO DOS CAMPINEIROS

Helen com Beto e Menon

A temporada dos rodeios está chegando. E pegando carona da onda country que invade a região de Campinas nessa época, muitos bares da cidade estão repaginando a programação musical, incluindo o gênero sertanejo no repertório. Então, antes de vestir o chapéu e a bota e seguir para a arena, os aficionados podem fazer um aquecimento ouvindo sertanejo universitário, vertente que nasceu há aproximadamente cinco anos no Interior, principalmente nas cidades que abrigam grandes universidades, como Alfenas, em Minas Gerais e Ribeirão Preto, Piracicaba e Campinas, em São Paulo.
O gênero é uma versão mais pop do tradicional sertanejo. As letras são mais modernas e tratam de assuntos presentes no dia-a-dia dos jovens como celular, orkut e blog, por exemplo, mas, casos de amor e dor de cotovelo também estão presentes. As melodias têm batidas mais dançantes e até mesmo o vestuário dos músicos é mais descontraído. Vão-se as calças de couro justíssimas e as camisas de franjas, marca registrada do sertanejo tradicional, e ficam apenas detalhes como chapéu, cinto de fivela larga e botas de couro. Tudo mesclado a camisa de grife, jeans descolado e corte de cabelo moderno.
Em Campinas, cidade que abriga 18 instituições de ensino superior, reunindo 90 mil estudantes universitários, a vertente do sertanejo universitário está em alta. Entre as duplas que se destacam está Betto e Menon. Segundo o empresário dos músicos, Carlos Guedes de Carvalho, na região de Campinas, o boom do sertanejo universitário foi o show da Dupla César Menotti & Fabiano, realizado durante o rodeio de Jaguariúna no ano passado. "Foi recorde de público e a música Leilão se tornou um hit", disse.
Foi a partir daí que o empresário percebeu que deveria procurar uma dupla para se apresentar em suas casas noturnas em Campinas e, após, buscar chegou até Beto e Menon que à época fazia show no Manga Real Botequim. "Eles arrastam multidões onde quer que se apresentem. Na última calourada da PUC, por exemplo, mais de 10 mil pessoas assistiram ao show", explicou.
Betto e Menon se uniram profissionalmente no ano de 1998 na cidade de Andradina. Betto soube por meio da televisão que uma gravadora na cidade de São Paulo estava à procura de novos talentos para gravar um CD. O trabalho, realizado na região de Andradina, foi abrindo as portas e dando a oportunidade para a dupla participar de vários programas de rádio e televisão.
Além de Betto e Menon, Campinas outras duplas vêm se destacando no gênero sertanejo universitário. No Manga Real Botequim, toda segunda-feira, a partir das 19h tem apresentação de Márcio e Humberto. A sócia-proprietária do bar, Ana Paula Carvalho Piza afirmou que precisou até mesmo proibir a venda de produtos no balcão para limitar o número de pessoas dentro do bar nessas noites. "O movimento é tão grande que às vezes supera o do final de semana", explicou.
E o Camaleão Show, casa que a princípio foi criada para receber artistas do samba e pagode, também percebeu a energia que o sertanejo traz e resolveu criar a Praça Sertaneja, para assim abrigar a legião de fãs desse gênero musical. Toda sexta-feira e sábado, a partir das 22h, a casa recebe uma dupla diferente para animar os clientes.

Serviço:
Gold Street Bar
Av. Guilherme de Campos, 500.
Jardim Santa Genebra Campinas, SP.Parque Dom Pedro Shopping (próximo à entrada das Colinas)Telefones (19) 3756 7848 / (19) 3756 9898
Censura: 18 (mulher) e 21 (homem)

Empório Santa Rita
Carlos Stevenson, 323, Nova Campinas. Fone: 3295-1416

Empório Dona Bella
Av. Princesa d\´Oeste, 625 - Proença- Campinas(19) 3233-0434

Camaleão Show Rua Oriente, 441 - Chácara da Barra - Campinas (SP)(19) 32554244
Idade mínima: 16 anos (mulher) e 18 anos (homem)

Manga Real Botequim
Av. Orozimbo Maia 2000 - Cambuí - Campinas (19) 3251-7699

Nenhum comentário: