quarta-feira, 30 de abril de 2008

CAMPINAS DECOR

A 13ª edição da Campinas Decor, que acontece de 1º de maio a 15 de junho, vai além de mostrar as principais tendências e novidades do setor. A organização e os expositores foram responsáveis pelo restauro da fachada e recuperação do prédio principal da Estação Guanabara, importante patrimônio histórico da cidade construído entre os anos de 1883 e 1915, que se encontrava em avançado estado de deterioração. Esta é a primeira vez que a mostra acontece em um imóvel tombado pelo patrimônio histórico.
“Assumimos o desafio de recuperar a beleza da estação e agora temos o prazer de entregar para Campinas este prédio totalmente recuperado”, comemoram as organizadoras da mostra Stella Tozo e Sueli Cardoso.
Foram cerca de cinco meses de obras, iniciadas em dezembro de 2007. Antes do trabalho de ambientação propriamente dito, a organização do evento recuperou e cobriu a gare metálica existente no local, instalou calhas, caixilhos, janelas e portas, ergueu paredes e realizou as instalações elétricas e hidráulicas. Também foi realizado um minucioso trabalho de proteção dos registros históricos existentes nas paredes da Estação Guanabara.
Em uma segunda etapa, iniciada em fevereiro de 2008, os arquitetos, designers de interiores e paisagistas, com suas equipes, puderam iniciar o trabalho de pintura, instalação de pisos e revestimentos e ambientação dos espaços que compõem a mostra.
Todo o trabalho foi acompanhado de perto por uma comissão composta por representantes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), comodatária do prédio, do Condepac e da Coordenadoria Setorial do Patrimônio Cultural (CSPC), ligada à Secretaria Municipal de Cultura.
“Foi um trabalho muito mais amplo do que o que costumamos realizar e que envolveu investimentos mais altos por parte da organização”, explica Stella Tozo. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 4 milhões no evento, divididos entre a organização, expositores, patrocinadores e fornecedores. O volume é 33% maior que o da mostra de 2007, quando foram investidos R$ 3 milhões.
O evento conta com uma área total de 2.700 metros quadrados, divididos em 54 ambientes internos e externos, executados por 83 expositores. A expectativa é receber um público de 25 mil visitantes, cerca de 5% maior do que o registrado em 2007.
“Acreditamos que a população de Campinas ficará orgulhosa e feliz de poder visitar a Estação totalmente recuperada e viajar um pouco na história brasileira, relembrando os tempos áureos do transporte ferroviário”, afirma a organizadora Sueli Cardoso.
Embora seja a primeira vez que a Campinas Decor é realizada em um imóvel tombado pelo patrimônio histórico, é o segundo ano em que o evento tem a oportunidade de recuperar um prédio público.
Em 2003, esse resgate aconteceu no casarão do Lago do Café, pertencente à Prefeitura Municipal de Campinas. No final da mostra, o casarão foi entregue com seus espaços recuperados, incluindo as partes elétrica e hidráulica e a cobertura de telhados, que foram totalmente refeitas.
Criada em 1996, a Campinas Decor consolidou-se como a principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior do Estado. Ao longo dos anos, tornou-se uma grande vitrine do trabalho realizado pelos expositores, além de uma oportunidade única para fornecedores e patrocinadores divulgarem sua marca e seus últimos lançamentos.
A realização da mostra na Estação Guanabara foi possível devido a um convênio assinado no dia 3 de novembro com a Unicamp.

Serviço:
Campinas Decor 2008
Data: de 1º de maio a 15 de junho
Local: Estação Guanabara (Rua Mario Siqueira, 829, Jardim Guanabara) - Campinas - SP

Nenhum comentário: