sexta-feira, 4 de abril de 2008

O TEMPO NAO PÁRA: CAZUZA COMPLETARIA NESTA SEXTA-FEIRA 50 ANOS

Agenor de Miranda Araújo Neto. Foi com esse nome que o cantor e compositor Cazuza foi batizado quando nasceu, em 04 de abril de 1958, no Rio de Janeiro. Se estivesse vivo, Cazuza completaria hoje 50 anos de idade.
Passados 18 anos de sua morte, Cazuza ainda é um dos maiores ídolos da juventude brasileira e um dos ícones do Rock nacional, mesmo tendo durante sua carreira se dedicado a outros estilos, arriscando até um samba. Mas foi como líder de uma das maiores bandas dos anos 80 que Cazuza ficou conhecido, o Barão Vermelho.
Cazuza entrou para o Barão em 1980 e após três álbuns lançados resolveu seguir carreira solo, deixando o grupo em 1985, pouco tempo após se apresentar no Rock in Rio I. A música nacional só ganhou com essa separação, já que tanto o Barão Vermelho quanto Cazuza produziram ótimos álbuns nos anos seguintes.
Logo no início de sua carreira solo, em 1985, o cantor já começa a sofrer as doenças causadas pela diminuição da imunidade do corpo, devido ao vírus HIV. Até 1989 Cazuza lança cinco álbuns, incluindo o ao vivo “O Tempo não Pára”. Seu último disco, “Burguesia”, foi gravado já com o cantor bem debilitado e sua situação é retratada em letras ácidas como “Cobaias de Deus”, onde transcreve seus sentimentos em relação ao tratamento e à doença.
Cazuza morreu em 07 de julho de 1990, em conseqüência da AIDS.

Nenhum comentário: