segunda-feira, 28 de abril de 2008

TUCUNARÉS INVADEM CAMPINAS

Os amantes da pescaria já podem ir preparando a isca, a vara e o anzol. Durante todo o mês de maio, aos sábados, Campinas sedia pela 3º vez o Campeonato de Pesca Esportiva de Tucunaré (Tucunacamp), na Lagoa do Taquaral. O evento é esportivo, mas também visa enfatizar a importância da consciência ambiental. Depois de serem pescados, durante o torneio, os peixes são medidos e devolvidos à Lagoa pelos pescadores.
O mais interessante de tudo é que os participantes vão poder praticar a pesca de tucunaré sem ter que viajar até as bacias dos rios Amazonas e Araguaia, habitat natural da espécie. Na cidade de Campinas, o peixe só é encontrado na Lagoa do Taquaral porque, na década de 80, alguns casais de tucunarés da espécie amazônica foram jogados clandestinamente na água.
E para os amantes da carne do tucunaré uma boa notícia. Em Campinas, a espécie é encontrada no cardápio do Festival Peixes da Amazônia do restaurante Barbacoa, que será realizado entre os dias 11 de abril e 10 de maio. Acompanhado de um bom vinho, o peixe é uma ótima opção e muito saboraso. Além do tucunaré, é possível provar o pirarucú, também conhecido como bacalhau da Amazônia, as irresistíveis costelinhas de tambaqui e ainda a carne macia do filhote.
O tucunaré é uma espécie de peixe presente nos rios da América do Sul, em especial do Brasil. Eles são sedentários e vivem em lagos, lagoas, rios e estuários, preferindo zonas de águas lentas ou paradas.
Sugestão: Assim que iniciar o campeonato dá para fazer imagens dos peixes na Lagoa e da pescaria. Dá para falar também das curiosidades do tucunaré, que é apreciado na Amazônia e também por aqui, com um cardápio especial em um restaurante. Podemos fazer uma receita com tucunaré e falar das características do peixe com uma nutricionista, por exemplo, que vai dizer se o peixe é muito calórico, se é saboroso, entre outros aspectos.

Nenhum comentário: