terça-feira, 16 de setembro de 2008

APAE INDAIATUBA - SP


Em abril desse ano a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Indaiatuba (APAE), ampliou suas atividades oferecendo aos alunos e pacientes do ambulatório a equoterapia.Trata-se de um tratamento complementar, que utiliza o cavalo como recurso terapêutico para o desenvolvimento físico, psicológico e social.
Para realizar essa atividade a APAE conta com uma equipe formada por psicóloga, fisioterapeuta e instrutor de equitação.Cada sessão semanal dura aproximadamente quarenta minutos. Durante a terapia, além de montar, o praticante ajuda na limpeza e na alimentação do cavalo. Com essas tarefas os praticantes são estimulados a desenvolver a fala, autoconfiança, memória, o raciocínio e a organização espacial e temporal.Cada praticante ficará na equoterapia por aproximadamente um ano, posterior a esse período novos praticantes serão beneficiados.
Atualmente, no setor de equoterapia, a APAE atende 20 praticantes e todos já têm mostrado resultados positivos. “Por se tratar de um ambiente não convencional a terapia torna-se mais estimulante e a criança responde de forma mais rápida” diz a fisioterapeuta Elaine Alessandra.
A Equoterapia é indicada para pessoas com paralisia cerebral, lesões medulares, deficiência auditiva e visual, acidente vascular cerebral, transtorno de défcit de atenção e hiperatividade(TDHA), diversas síndromes, autismo, entre outros. Em todos os casos o tratamento proporciona ganhos físicos e psicológicos. “A criança aprende a aceitar ordens e limites, além disso, ela fica mais autoconfiante e lida melhor com suas frustrações”, afirma Silvana de Paula.
A equoterapia é realizada no Rancho Império, em Helvétia - Indaiatuba - SP, e as sessões acontecem às segundas e sextas no período da manhã e às quartas e quintas no período da tarde.

Nenhum comentário: