sábado, 9 de julho de 2011

Casa Cor Campinas 2011 inicia obras em antigo hospital

A Casa Cor Campinas 2011 deu início às obras no antigo Hospital Santa Isabel (atual Páteo Abolição), local que receberá a mostra entre 7 de setembro e 16 de outubro. Os trabalhos terão duração de aproximadamente três meses com o envolvimento de mais de 200 operários. O maior desafio do projeto é criar ambientes internos e externos inovadores especialmente para a mostra, sem interferir nos aspectos da arquitetura neoclássica do prédio, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) em 2003, e manter intactos alguns dos elementos originais do espaço. O antigo Hospital Santa Isabel está localizado à Rua Abolição, 1.000, no bairro Ponte Preta.
Fachada da edificação
O hospital Santa Isabel foi fundado em 1939 e desativado em 1985, dando início à primeira mudança de vocação do prédio. Durante os três anos seguintes, o local foi utilizado para atendimento em geriatria. Após esse período, foi alugado para a Prefeitura de Campinas a fim de servir de albergue noturno para pessoas necessitadas até 1997.
Com importante valor histórico-cultural e arquitetônico, o imóvel foi fundado em janeiro de 1939 pelo médico Rui Vicente de Melo e sua construção segue os padrões europeus da época, inclusive com adaptações necessárias de um hospital geriátrico e abrigo. A antiga instituição contava com 62 funcionários e tinha capacidade para 250 leitos. Sua imponente fachada remete a um pedaço crucial da história de Campinas.
   Área interna do antigo hospital 
Em 2008, a área de 15 mil metros quadrados foi adquirida pela ACS Incorporadora, que apresentou um projeto para a recuperação do prédio histórico, o qual já obteve a aprovação do Condepacc. Os elementos que deverão ser preservados são a fachada, o forro feito de lajotas cerâmicas, a cobertura em telhas de barro tipo paulista sobre madeiramento de peroba, além de uma escadaria com pedras portuguesas do início do século passado. Uma equipe técnica da Coordenadoria Setorial do Patrimônio Cultural fiscaliza as obras.
O projeto de restauração do prédio deve ser iniciado no próximo ano. A previsão de obra é de três anos e o início da recuperação da fachada do hospital pode levar de seis meses até um ano. Nos fundos do terreno do antigo hospital serão erguidas três torres de um condomínio com capacidade para 375 apartamentos. Para o restauro, fotos da época vão ajudar na recuperação de todos os detalhes.
Além da edificação também serão restaurados cerca de 10 metros no entorno do prédio, além de uma escadaria com pedras portuguesas do início do século 20. As fachadas de prédios vizinhos, inclusive de uma capela que está abandonada em frente ao terreno serão retomadas.
Prédio do antigo Hopital Santa Isabel
O tema da Casa Cor Campinas este ano é “Dia a dia com tecnologia” e vem justamente para resgatar a tradição e ao mesmo tempo fazer um paralelo com o que há de mais moderno em tecnologia nas áreas de arquitetura, paisagismo e design. Os ambientes ocuparão uma edificação de dois mil metros quadrados, mais nove mil metros quadrados externos.  
Serviço:
Casa Cor Campinas
Data: 07 de setembro a 16 de outubro
Local: Rua Abolição, 1.000, Ponte Preta - Campinas, SP
Horário de funcionamento: De terça a sábado, das 13h às 21h. Domingos e feriados, das 11h às 19h
Preço: R$30,00 inteira ou R$15,00 meia-entrada

Nenhum comentário: