sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Curso ensina os segredos para um bom envelhecimento - Campinas - SP

Será que existe algum segredo, alguma fórmula mágica que possa tornar o envelhecimento menos penoso, mais leve e mais interessante? Ricardo Niquetti, especialista no assunto, responde a essas e muitas outras perguntas em seu curso "Envelhecer no tempo, por outros tempos", que começa dia 18 de agosto, na Sala Natureza Humana, em Campinas (SP).
O envelhecimento tem fases características. Desde a infância, afeta nossas vidas sem que percebamos ou tenhamos de fato consciência do que está acontecendo. Mas será que é assim mesmo? Será que nós podemos estar mais preparados para os inevitáveis efeitos da passagem do tempo?
O professor Ricardo Niquetti vem se dedicando a estudar o envelhecimento desde que ser formou em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Especializou-se na Universidade do Contestado (UNC), em Santa Catarina, e tornou-se mestre em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, onde hoje desenvolve sua tese de doutorado.
Com a duração de um semestre, o curso, focado na busca de um bom envelhecer, explora aspectos importantes do modo como vivemos, as mudanças de fase que todos enfrentamos e as dificuldades que são parte desse processo. Mas, vai muito além da simples descrição dos acontecimentos naturais, lançando um olhar instigante sobre o que podemos aprender com filósofos e artistas que trouxeram para esse debate contribuições que hoje são referências na história da humanidade.
A Sala Natureza Humana, fundada pela psicanalista Ana Carneiro e coordenada pelo artista plástico Breno Menezes, vem promovendo cursos e palestras com o objetivo de oferecer aos seus participantes uma visão mais ampla da cultura, da arte e dos sentidos que a vida pode ter. Sobre o envelhecimento, Ana Carneiro, que segue a linha Winnicottinana, gosta de citar uma das frases fundamentais de Winnicott: "Eu desejo estar bem vivo na hora da minha morte". É também nesse sentido que o curso de Ricardo Niquetti traz, finalmente, o conceito da alegria como motor de um bom envelhecimento.
O curso do professor Niguetti faz parte da programação da Sala Natureza Humana, que oferece também, neste semestre, cursos de História da Arte, Apreciação Musical, Filosofia (com base no pensamento dos santos católicos) e Psicanálise (enfocando o psicanalista inglês D.W. Winnicott).
Para quem procura um ambiente agradável em Campinas, onde seja possível aprender e discutir arte e cultura com professores da melhor formação acadêmica e com larga experiência profissional, a Sala Natureza Humana certamente é um lugar a ser conhecido e frequentado.
Serviço:
Curso: "Envelhecer no tempo, por outros tempos"
Quem ministra: professor Ricardo Niquetti
início: dia 18 de agosto
duração: 1 semestre
término: 15 de dezembro
aulas sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h
Método e técnica de ensino
Aulas expositivas, mídias, filmes, imagens, debates e discussões e eventuais participações de convidados.
Onde: Sala da Natureza Humana
endereço: Rua Nova Granada,66 - Chácara da Barra - Campinas (SP)
Custo: 5 parcelas de R$ 150,00
Vagas limitas
Inscrições por e-mail ou por telefone: contato@saladanaturezahumana.com.br 19 3119 7729/3307 7723

Nenhum comentário: