quarta-feira, 25 de agosto de 2010

I Meta em Folclore acontece até setembro - Indaiatuba - SP

Buscando resgatar a cultura dos povos, a coordenação pedagógica do Colégio Meta decidiu promover o I Meta em Folclore, que tem como principal objetivo propiciar momentos de encontro entre as diferentes gerações dentro da mesma família, além de resgatar a cultura e as tradições de cada grupo social.
A ação teve início no dia 10 de agosto com uma contação de história, com a professora Elaine Maria de Souza, e, paralelamente, os alunos fizeram seu registro da história contada, com textos e desenhos. Na sequência, os professores realizaram uma dinâmica para que as crianças falassem sobre suas famílias e, com elas, realizassem uma pesquisa sobre suas origens, árvore genealógica, entre outros.
No dia seguinte as turmas participaram de uma atividade de socialização da pesquisa, ou seja, uma roda de conversa com a função de detectar quais os tipos de famílias existentes. Cada turma trabalhou também uma pesquisa individual, de acordo com sua turma: o Maternal trabalhou com cantigas; a 1ª Etapa com brincadeiras; a 2ª Etapa com histórias; o 1º ano do Ensino Fundamental com brinquedos; o 2º ano com cantigas; o 3º com culinária; o 4º com fotos e artesanatos e o 5º com objetos antigos. Todo o material preparado foi apresentado em uma exposição que aconteceu no sábado, dia 21 de agosto, nas dependências do Colégio, que incluiu ações de contação de história, prática de atividade esportiva na 3ª idade, além da exposição. O evento segue até 30 de setembro.
Todas as histórias serão registradas pelas professoras e este material também será utilizado na elaboração de um livro que será apresentado no I Meta em Literatura, previsto para acontecer no próximo mês de dezembro.
Com o objetivo de propiciar aos alunos momentos de aprendizagem efetiva sempre em parceria com a família, o Colégio Meta está completando 15 anos de sucesso. Conheça um pouco mais de sua história acessando o site http://www.colegiometa.com/ .

Nenhum comentário: