segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 21 à 28 de Agosto de 2010

Esta semana é comemorada anualmente pelas Apaes de todo o país, abrangendo temas altamente relevantes com relação as questões preventivas, inclusão escolar e inserção no mercado de trabalho de pessoas com deficiência intelectual/múltipla. O tema deste ano é “Autogestão e Autodefensores: conquistando caminhos para ser e conviver”.
Este tema gera profundas reflexões, pois sabemos das dificuldades encontradas com relação a inclusão escolar e a inserção no mercado de trabalho das pessoas com deficiência intelectual/múltipla. Muito tem que ser feito ainda para alcançarmos qualidade e êxito na inclusão escolar. Faltam métodos e sistemas educacionais adequados e adaptados; acessibilidade e barreiras arquitetônicas; capacitação de profissionais; enfim, ainda temos muito a caminhar para que a 'Educação para todos', seja de fato uma realidade em nossa sociedade.
E o que dizer com relação a inserção da pessoa com deficiência intelectual/múltipla no mercado de trabalho competitivo? Segundo a Lei nº 8.213 de 1991 que obriga empresas com mais de cem funcionários a destinar entre 2% e 5% de suas vagas a pessoas com deficiência, porém a maioria destas vagas são ocupadas por pessoas com deficiência física, auditiva ou visual, fato que limita as possibilidades das pessoas com deficiência intelectual/múltipla. Muitas vezes, as vagas oferecidas não contemplam nossos alunos com deficiência intelectual, ou seja, não estão devidamente preparados e ficam à margem do mercado.
Porém, nosso compromisso é fortalecer a pessoa com deficiência e o trabalho precisa ser adequado as aptidões e habilidades de nossos alunos. As pessoas com deficiência intelectual/múltipla têm o direito de vivenciar o trabalho como outro cidadão, e para isso não medimos esforços para que nossos objetivos se concretizem.
Precisamos nos fortalecer enquanto profissionais da area e comunidade de um modo geral, para gerarmos oportunidades as pessoas com deficiência intelectual/múltipla, fazendo com que se tornem pessoas independentes, produtivas e 'de fato' incluídas.
As pessoas com deficiência intelectual estão trabalhando para conquistar sua independência. Faça sua parte, dê oportunidade a elas!
por Ângela Maria Prandini diretora - APAE Indaiatuba - SP

Nenhum comentário: