terça-feira, 14 de setembro de 2010

Bailarina de Indaiatuba se prepara para o Youth America Grand Prix/Brasil

É quase que imediato relacionar o nome de bailarinos consagrados ao de companhias de dança de renome. Mas o que nem todos conhecem é o percurso que esse mesmo bailarino precisa fazer para ser um dos integrantes desses seletos grupos. São ensaios diários, audições nas mais diversas Cias, e seletivas dentro e fora do Brasil. Apesar de ainda muito nova, a jovem Isadora Bortolato já sabe bem disso. Com apenas nove anos, a pequena bailarina de Indaiatuba enfrenta uma rotina intensa de ensaios, com o objetivo de ser uma das selecionadas para o consagrado Youth America Grand Prix (YAGP), que acontece em Nova York, e é responsável por revelar talentos, além de proporcionar intercâmbio e oportunidade de profissionalização.
O Instituto Passo de Arte realiza há sete anos, com exclusividade, a seleção dos estudantes brasileiros para o YAGP/NY. Dessa vez a seletiva Brasil acontece na cidade de Vinhedo/SP, dos dias 23 a 26 de setembro, no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus. Cerca de 400 bailarinos participam da seleção, que é desenvolvida com um rigor muito próximo da final do concurso americano, a ser realizado em março de 2011, no New York City Center.
Mais de 700 bailarinos de todo o mundo participam do YAGP/NY, e durante esses sete anos que o Instituto Passo de Arte é responsável pela seletiva Brasil, cerca de 150 estudantes brasileiros já conseguiram colocação nas principais escolas e companhias de balé do exterior.
Nos dias 24 e 25 de setembro, os solistas irão apresentar uma variação de repertório e um solo contemporâneo, neoclássico ou livre. E Isadora estará entre eles, apresentando o clássico livre ‘Brejeira’ e a variação de repertório ‘La File Mal Gardee’. Já, no dia 26 de setembro, os pas de deux, duos, trios ou conjuntos devem mostrar um trabalho em que os bailarinos tenham técnica acadêmica, não importando o gênero da dança. Ao final, serão escolhidos, a critério dos jurados, os 30 melhores solistas e cinco suplentes; e dez conjuntos e quatro suplentes.
Serviço:
Youth America Grand Prix Brasil (YAGP)
De 23 a 26 de setembro
Vinhedo/SP
Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus
R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).

Nenhum comentário: