terça-feira, 29 de junho de 2010

III Festival Paulínia de Cinema

Selton Melo e Helen Guimarães no II Festival Paulínia de Cinema
A Comissão organizadora da terceira edição do Paulínia Festival de Cinema - 2010, formada pelo Secretário de Cultura, Emerson Alves, pelo diretor do Festival, Ivan Melo, e pelo crítico de cinema, Rubens Ewald Filho, divulgou hoje os filmes selecionados para o evento que acontece no período de 15 a 22 de julho. A Seleção Oficial do Paulínia Festival de Cinema - 2010 vai exibir um total de 27 filmes dos quais 12 são longas-metragens (seis de ficção e seis documentários) e 13 são curtas-metragens, sendo seis deles da região Metropolitana de Campinas. O Festival recebeu inscrições de 36 longas de ficção, 47 documentários em longa-metragem, 254 curtas nacionais e 30 curtas regionais, totalizando 367 títulos inscritos.
Os filmes da Seleção Oficial concorrem a 650 mil reais em prêmios e serão exibidos entre os dias 16 e 21 de julho, no Theatro Municipal de Paulínia. Na sexta-feira, dia 16, o Paulínia Festival de Cinema – 2010 exibe os selecionados da primeira etapa do Cel.U.Cine, festival de micrometragens patrocinados pela Oi, que tem como tema “o mundo é uma bola: vivemos em círculos”. 
Na abertura do evento será exibido o filme O Beijo da Mulher Aranha, de Hector Babenco, homenageado do Festival. Dois títulos completam a homenagem ao diretor: Pixote In Memorian, de Felipe Briso e Gilberto Topczewski e Coração Iluminado, também dirigido por Babenco. Os dois filmes serão exibidos na Mostra Paralela. O Beijo da Mulher Aranha, com Sonia Braga, William Hurt e Raul Julia, completou 25 anos e foi o único representante latino-americano da mostra Cannes Classics 2010, evento do Festival de Cannes. O filme venceu diversas de premiações internacionais – incluindo os prêmios Oscar®, BAFTA e Cannes de Melhor Ator para William Hurt. A sessão para convidados será realizada às 20h30, no Theatro Municipal de Paulínia.
O encerramento do Festival acontece na noite de 22 de julho, quinta-feira, a partir das 19h, em cerimônia para convidados, com a exibição do longa 400contra1 – Uma História do Crime Organizado, de Caco Souza. Após a exibição do filme, acontecerá a premiação do Festival. 
De 16 a 21 de julho, às 16h, serão exibidos, no Theatro Municipal de Paulínia, cinco longas já lançados no circuito comercial e também Cabeça a Prêmio, de Marco Ricca, longa comercialmente inédito, produzido no Pólo Cinematográfico. Completando a Mostra Paralela o Festival exibe dois filmes infantis inéditos: Eu e Meu Guarda Chuva, de Toni Vanzolini e Gui, Estopa e a Natureza, de Mariana Caltabiano, respectivamente nos dias 17 e 18 (sábado e domingo) às 14h. 
Com exceção da abertura e do encerramento, todas as sessões de filmes no Festival serão abertas ao público e terão entrada franca.

Nenhum comentário: