domingo, 13 de junho de 2010

Estudantes de Jornalismo do Ceunsp visitam a Folha de S.Paulo e Bovespa

No final do mês de maio, os acadêmicos do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação e Artes do CEUNSP fizeram uma visita técnica ao jornal Folha de São Paulo e à BM&FBovespa (Bolsa de Mercadorias e Futuros-Bolsa de Valores de São Paulo), acompanhados pelos professores Graziela Jimenez e Pedro Courbassier.
Na Folha, que recentemente passou por uma extensa reformulação gráfica, os alunos visitaram diversas editorias e respectivas redações do maior jornal brasileiro: Cotidiano, Mercado, Esporte, Ciência, Mundo, Ilustrada, entre outras. Conheceram ainda as redações da Folha On Line e do Jornal Agora e assistiram a uma palestra na sala de pauta sobre o cotidiano dos jornalistas, que relataram suas dificuldades e desafios.
Na Bovespa, os estudantes assistiram a um filme institucional em 3D e a uma palestra sobre o mercado financeiro e de ações. Passearam também pelo museu virtual que conta a trajetória da Bolsa de Valores de São Paulo.
A última parada foi na Estação Pinacoteca onde tiveram a oportunidade de apreciar a exposição de Andy Warhol, chamada Mr. America, composta por filmes, pinturas, gravuras, fotos e ilustrações. Warhol é o nome mais conhecido do movimento chamado pop art, surgido na Inglaterra e Estados Unidos na década de 1950. Usava os produtos do capitalismo (como embalagens e propagandas) para expressar arte, fazendo assim uma crítica ao consumo de massa. A mostra é organizada pelo The Andy Warhol Museum, de Pittsburgh, nos Estados Unidos, e já passou por outros países da América Latina, como Colômbia e Argentina.

Nenhum comentário: