quinta-feira, 17 de junho de 2010

Toyota Trilhas da Natureza - Indaiatuba - SP


A Toyota do Brasil apresenta no dia 26 de junho (sábado), no Parque Ecológico de Indaiatuba (SP), o projeto “Toyota Trilhas da Natureza” das 9h às 22h30, evento apoiado pela Fundação Toyota do Brasil. A proposta é oferecer cultura e lazer à população e também estimular o interesse ao aprendizado de questões relacionadas ao meio ambiente. O “Toyota Trilhas da Natureza” contará com neutralização de emissão de CO² realizada pela Fundação SOS Mata Atlântica.
Essa será a quinta edição do projeto e a segunda vez que acontece em Indaiatuba. Cidades como Guaíba (RS) (duas vezes) e São Bernardo do Campo (uma vez) também já receberam o “Toyota Trilhas da Natureza”. Nas outras quatro edições mais de 94 mil pessoas participaram das diversas atividades do evento, sendo 40 mil crianças.
O “Toyota Trilhas da Natureza” contempla e valoriza os talentos locais. Para essa edição foram contratados 80 monitores, sendo 40 deles estudantes ou formados em diversos cursos como biologia e meio ambiente em universidades da região. Essa equipe irá coordenar as atividades socioambientais por meio de oficinas durante todo o evento. Com essas oficinas pretende-se transmitir e disseminar o conhecimento das questões socioambientais, além de gerar renda local com a contratação desses monitores.
Na programação do “Toyota Trilhas da Natureza”, que tem apoio do Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal de Indaiatuba, Fundação SOS Mata Atlântica e da Fundação Toyota do Brasil, os visitantes participarão de Oficinas de Plantio, que ensinam como utilizar produtos do cotidiano para transformar em terra orgânica; A Mata Atlântica é Aqui que mostra o equilíbrio existente entre as espécies e a importância do uso racional da água. O Túnel dos sentidos, em que os participantes presenciam uma simulação da Mata Atlântica através dos relevos, texturas, odores e sons reproduzidos no túnel, entre muitas outras atrações.
Todos os participantes das oficinas preenchem formulários, depositam nas urnas e concorrem a sorteios de bicicletas, MP3 Players e Kits da SOS Mata Atlântica.
Além das oficinas e atividades serão apresentadas peças de teatro infantil como o espetáculo “Menina Carolina, em defesa do planeta”, da Cia Teatral Matéria Prima que fará exibições em dois períodos, um pela manhã e outro à tarde. A peça conta a aventura de uma garota em busca de quem destruiu o seu jardim. Nesta aventura, o Senhor Poluição é o causador do problema, e Carolina tenta impedi-lo de causar mais destruição. O espetáculo tem direção de Gerê Canova e ensina as crianças a cuidar e proteger o planeta.
Os participantes também poderão acompanhar o teatro de fantoches “Amigos da Mata”, que de forma lúdica aborda temas como a preservação do meio ambiente e a conscientização ecológica. Os personagens centrais da apresentação são oriundos da Mata Atlântica e representados pelo Pau Brasil, Mico Leão dourado, papagaio e outras espécies do bioma.
Pela manhã, próximo da hora do almoço, a Orquestra Jovem sob a regência de Roberto Sion apresentará um repertório com forte influência do jazz. No set list estão Moonlight Serenade, de Glenn Miller, Frevo do Orfeu, de Tom Jobim, Don´t Be That Way, de Benny Goodman, Amor até o Fim, de Gilberto Gil, entre outros. Roberto Sion é um dos nomes mais importantes da música instrumental brasileira, além de saxofonista, flautista e clarinetista, ele também é reconhecido pelo seu trabalho de compositor, arranjador, maestro e professor.
No período da tarde a animação começa com a Banda PB. O Grupo formado por cinco músicos que reuniram e reinventaram vários arranjos de grupos que influenciaram de alguma maneira o rock atual, como por exemplo, Legião Urbana, Titãs, Ira, Barão Vermelho, Ultraje a Rigor, Lobão, Lulu Santos, e outros ícones dos anos 80, com reefs de A-ha, Cindy Lauper, Michael Jackson, U2, Dire Straits e demais sucessos da época. A banda é formada por Roberto Tempesta (Guitarra e Vocal), Marcio Mossa (Baixo e Vocais), Fabrício Brandini (Sax, Flauta e Vocais), Rafael Brandini (Trompete e Violino) e Marcelo Lambert (Bateria e Percussão).
A Banda República du Som segue o roteiro musical do evento. Suas influências são diversificadas e viajam do Rock ao MPB, dos clássicos ao Pop e mais uma infinidade de composições de estilos diferentes. Atualmente o grupo de Campinas tem realizado shows nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná em casas noturnas, bares, festas universitárias, feiras e festivais. A banda é formada por Juliano Malatesta (Bateria), Ale Cavena (Guitarra/Backing Vocal), Thiago Patrucci (Baixo), Ricardo Dias (Guitarra/Backing Vocal) e Beto Sanches (Voz).
A outra atração musical é a Banda Clã. Com Tati Wan, nos vocais, Mau Borelli, no piano e Briel Trevisan, na bateria, o trio paulista realiza uma interpretação bem humorada e com um repertório que varia de Los Hermanos, Maria Rita, a miscelânea groove-soul-funk de Jamiroquai passando pelo soul de Amy Winehouse.
Como destaque principal e para fechar o evento, Os Paralamas do Sucesso traz em seu repertório os principais sucessos da carreira e músicas do seu mais recente álbum Brasil Afora lançado em 2009. Mantendo a mesma formação desde 1982 com Herbert Vianna (guitarra e vocal), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (baixo) o trio é um dos maiores expoentes do rock nacional tanto pela popularidade quanto pelo prestígio e promete levantar o público com as canções “Lanterna dos Afogados” e “Meu Erro”.

Nenhum comentário: