terça-feira, 29 de junho de 2010

Lançamento de livros adequados às crianças com deficiência visual - Araras - SP

Com a proposta de incluir as crianças com deficiência visual (baixa visão e cegas) no criativo e rico universo da literatura, a produtora cultural Silvia Maria Track, com o patrocínio da Fundação Nestlé Brasil lança em Araras, interior de São Paulo, no dia 1º de julho, os dois primeiros títulos da Coleção Edelweiss - Brisa-Brilho e Mãe da Vida -, primeiros no Brasil a atender tecnicamente também o público infanto-juvenil com deficiência visual.
A tiragem inicial de 6 mil exemplares será distribuída para as escolas da rede pública de Araras e para a Pró Visão - Sociedade Campineira de Atendimento ao Deficiente Visual, entidade que orientou a edição das publicações quanto à adequação dos textos e das ilustrações para que as histórias também possam ser lidas pelas crianças com deficiência na visão.
Para adaptar as obras às técnicas que permitirão a sua leitura pelas crianças com baixa visão, a produtora cultural Silvia Track, co-autora dos livros, seguiu as orientações sobre o tipo e tamanho das letras, contraste de cores e contornos bem demarcados nas ilustrações. Com a proposta de também atender às crianças cegas, metade dos exemplares foi transcrita e impressa em Braille e será doada ao Pró Visão para redistribuição às bibliotecas das entidades afins de todo o Brasil.
O evento será realizado às 9h na EMEIEF CAIC Professora Maria Zélia (Rua 24, s/nº Parque Tiradentes, Araras- SP). As autoras Kathia Vieira (Brisa-Brilho) e Suzana Montauriol (Mãe da Vida) participarão com contação de histórias e farão sessão de autógrafos.

Nenhum comentário: