quinta-feira, 29 de julho de 2010

Ceunsp anuncia Vestibular Antecipado 2011 com novos cursos e comemora crescimento

O CEUNSP terá em 2011 mais de 80 opções em cursos de graduação, consolidando-se como uma das maiores e mais completas instituições de ensino superior do País. Com campi em Itu e Salto, já são mais de 15.000 alunos de 143 cidades de 15 estados brasileiros que decidiram estudar em cursos com qualidade comprovada em avaliações do MEC e Enade.
Há dois anos, a instituição tinha 11.000 estudantes, o que representa um aumento superior a 36% de lá para cá. Esse número tende a crescer ainda mais com as novas opções, já que em 2011 serão 82 cursos, turnos e habilitações de graduação, 25 a mais que no início de 2008.
Esse crescimento proporciona uma grande vantagem ao estudante, segundo o gerente de Comunicação da instituição, professor Amauri Chamorro: todas as opções já existentes de cursos superiores tiveram os valores mantidos para os novos alunos, sendo os mesmos desde 2005, a partir de R$ 165,39. “O crescimento constante permite que a cada ano possamos manter os mesmos valores para os novos alunos, sem descuidar de novos investimentos em infraestrutura”, afirma.
Hoje, o CEUNSP conta com mais de 85 laboratórios, agências, estúdios, escritórios modelos, ambientes especiais, clínicas, ateliês etc, para cursos em diversas áreas do conhecimento, além de quatro bibliotecas que reúnem mais de 180.000 volumes, em campi que são verdadeiras cidades universitárias no coração das cidades de Itu e Salto.
Além de manter os valores de cursos presenciais próximos ao do ensino a distância, Chamorro lembra que há ainda as bolsas distribuídas para os melhores colocados nos Vestibulares, que ultrapassam o número de 3.000 ao ano, de até 35%, a liderança absoluta no número de bolsas destinadas pelo ProUni na região (mais de 2.400 entre os anos de 2005 e 2010) e ainda a opção pelo crédito universitário, onde o aluno tem o dobro do tempo para quitar seus estudos pagando metade da parcela mais encargos. “Não é a toa que cada vez mais pessoas veem no CEUNSP sua primeira opção de ensino, pela seriedade com que levamos a educação há 53 anos”, pondera.
Em 2011 serão mais 11 novidades, nas áreas de Saúde, Informática e Engenharia, que já constam do Vestibular Antecipado, marcado para o dia 25 de setembro. De acordo o gerente de Comunicação, “o crescimento não é simplesmente abrir novas opções, mas oferecer ao aluno, logo que ele inicia seus estudos, toda a infraestrutura para desenvolver as habilidades desejadas pelo mercado de trabalho, com laboratórios prontos e atualizados, preços justos e professores em sua maioria doutores, mestres e especialistas com amplo conhecimento do mercado”.
Como exemplo, ele cita os cursos de Engenharia, que dispõem de mais de 20 laboratórios específicos, entre eles de alta tecnologia, como os quatro de Mecatrônica, dois deles recém-inaugurados.
Nesta área, entre as novidades para 2011, o curso de Arquitetura e Urbanismo, um dos mais concorridos nos Vestibulares e um dos primeiros a ter lista de espera, também terá sua versão matutina. Além dele, outras quatro novas opções: Engenharia de Produção (5 anos) e os de tecnologia Gestão da Produção Industrial, Automação Industrial e Manutenção Industrial, todos com 3 anos e sem aulas aos sábados.
O gerente de comunicação lembra que diversas pesquisas do setor industrial apontam para uma falta de mão de obra qualificada frente a crescente expansão da economia, e as novas opções visam suprir as principais demandas. “O curso de tecnologia é muito interessante parta quem busca uma formação focada, aprofundada e extremamente operacional, para suprir rapidamente a demanda. Além disso, tem a vantagem de que o diploma permite seguir numa pós-graduação ou ainda prestar concursos públicos. A área de Engenharia também está muito carente de profissionais, mas é uma formação diferente, mais longa, pois exige competências científicas e tecnológicas específicas”, explica Chamorro.
Em Informática, a novidade é o novo curso de Banco de Dados, com 2,5 anos de duração e sem aulas aos sábados. Com formação de Tecnólogo, os principais focos deste profissional estão em questões ligadas à segurança, integridade e sigilo das informações em ambientes diversos, outra grande demanda gerada pelos avanços das tecnologias.
Já em Saúde, os cursos de Biomedicina e Fisioterapia também serão oferecidos no período da noite. As opções vespertinas dos cursos de Enfermagem e Biomedicina passam para o período da manhã e o curso de Serviços Social, que era de manhã, será ministrado no período noturno. As atuais turmas continuam com seus horários normais.
Os cursos de Biomedicina e Fisioterapia do CEUNSP já foram avaliados no Enade e conseguiram excelentes resultados: Fisioterapia obteve o 1º lugar no Estado e Biomedicina foi o 2º no Estado e 1º na região em Índice IDD, que mede o quanto o curso agrega de conhecimento ao aluno, em avaliação realizada em 2007. Outro diferencial são os atendimentos gratuitos à população. Somente o Laboratório de Análises Clínicas, desde que foi criado, em 2006, realizou 69.559 procedimentos, principalmente à população carente, em parcerias com Prefeituras, associações e entidades de classe.
As inscrições para o Vestibular Antecipado, que acontece no dia 25 de setembro, já estão abertas e podem ser feitas nos sites http://www.ceunsp.edu.br/ e http://www.vestibulares.info/ . A taxa de inscrição é de R$ 9,99.

Nenhum comentário: