quinta-feira, 22 de julho de 2010

A dança como meio de inclusão social - 18° Passo de Arte é marcado pela diversidade - Indaiatuba - SP


Um grande evento é sempre um meio de unir pessoas com diversas características, e até de diversas nacionalidades, como acontece nas competições realizadas pelo Instituto Passo de Arte. Mas neste 18° Passo de Arte um grupo chamou a atenção não só pela qualidade, mas também pelo trabalho de inclusão social idealizado pelo diretor Roberto Freitas.
Vindo de Teresina, no Piauí, o Cordão Grupo de Dança começou a ser formado quando Freitas passou no concurso público da rede municipal de ensino, e passou a dar aulas de Educação Física em um colégio público da cidade.
Com 20 anos de experiência na area artística, o bailarino teve a ideia de incluir na grade educacional aulas de dança. A princípio houve quem desconfiasse e pensasse que as 'dancinhas' iam servir só para serem apresentadas nas festas escolares. “As aulas começaram no pátio, com as roupas que os alunos tinham, dentro das possibilidades de cada um”, relembra Freitas, que já foi bailarino por 12 anos e diretor por três anos do Ballet Cidade de Teresina.
Freitas conta que desde a primeira formação do Cordão Grupo de Dança, bailarinos com deficiência física também foram incluídos no projeto, mas sempre fazendo parte do todo e nunca como um diferencial da coreografia. “Quando convidei os primeiros alunos deficientes físicos para fazerem parte do grupo, vi neles a possibilidade de se fazer arte, porque eu acredito que tudo pode ser feito”, afirma o diretor. E esse 'tudo pode ser feito' é facilmente visto entre seus alunos, como Isabel, que tem 11 anos, é amputada e nunca tinha tido contato com essa arte. “Estou gostando muito de dançar, e desse contato com mais bailarinos. Quero me especializar na dança”, fala Isabel Rodrigues do Nascimento.
E com o passar dos anos as pessoas que disseram que as danças ensaiadas seriam apresentadas apenas em eventos escolares, viram de perto a evolução do grupo. “Depois de dois anos de formado começamos a competir, e desde o nosso início os trabalhos sempre foram classificados em importantes competições”, conta Freitas, que além das premiações, tem seu trabalho reconhecido quando lê nas fichas de avaliações dos jurados que não perceberam a deficiência dos dois bailarinos devido à qualidade de suas obras, e ao fato de não serem tratados como 'diferentes'.
Para o bailarino Robson Marley, 18 anos, que nasceu com má formação dos membros inferiores, sua deficiência também nunca foi barreira para se aprimorar e desenvolver a dança. “Quando fui convidado aceitei de primeira, e não tive dificuldades, mas agora acho que estou melhor”, diz Marley.
Para o diretor e coreógrafo, a inclusão de deficientes físicos dentro de seu grupo não só ajuda a divulgar a importância da inclusão social para as demais pessoas, como ajuda também a melhorar a auto-estima desses jovens, para que eles possam perceber que com esforço e dedicação também podem dançar, interagir com os demais e viver sem tantas limitações. “Na escola as professoras de Isabel vem me contar que o comportamento dela melhorou muito depois das aulas de dança e das apresentações. Hoje em dia ela não é tão tímida”, completa Freitas.
O Cordão Grupo de Dança é realizado dentro da Escola Municipal Porfírio Cordão, em Teresina. Existe há seis anos, e viajou para Indaiatuba, onde os 24 alunos, mais a comissão técnica passaram os 10 dias de eventos, graças à ajuda da Prefeitura Municipal e do reconhecimento que o grupo possui hoje na cidade.
O grupo é um ótimo exemplo para mostrar o poder que a dança tem de 'falar' a mesma língua, independente da nacionalidade, do poder social, das dificuldades e principalmente, de mostrar que essa arte é uma ótima ferramenta de inclusão social.

Um comentário:

Bárbara disse...

Oii tudo bem com vcs?
eu nome é Bárbara, eu tenho 16 anos, e tenho uma paralisia cerebral leve, que afetou apenas o meu equilíbrio. Estou lutando para largar os apoios, que vou diminuindo gradativamente. Sempre quis dançar e nunca tentei, achava que não poderia. mas comecei a procurar mais, e depois de ver a postagem de vcs, gostária de saber se não podem me ajudar a encontrar um professor que abranja a inclusão em seu grupo. obrigada, espero resposta...

qqr coisa, eu e-mail é: fofa_babi@hotmail.com
Bárbara