terça-feira, 20 de julho de 2010

Festival do Japão em São Paulo revela a magia da cultura japonesa

Terminou domingo 18/07, o 13. Festival do Japão - a Arte das Províncias, realizada no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo. O evento que tem o objetivo de divulgar e preservar a cultura e as tradições japonesas, e também auxilia entidades e projetos assistenciais - é uma realização do Kenren - Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, com o apoio da prefeitura municipal de São Paulo.
O evento que ocorreu em três dias (16, 17 e 18 de julho), contou com um imenso público de pessoas vindo de todos os cantos do Brasil. Atrações diversas fizeram parte do festival, como: artes marciais, taikô (tambor japonês), concurso Miss Nikkey, artistas da música tradicional japonesa, danças folclóricas, teatro e muito mais. No domingo, o evento foi prestigiado pela candidata à presidência da república, Marina Silva, do Partido Verde, que circulou pelas barracas e cumprimentou pessoas. Outras autoridades, celebridades e políticos também marcaram presença no evento.
Grandes marcas como Toyota, Honda, Banco do Brasil, Sebrae, Itaú, Santander e Nova Schin apoiaram o evento fazendo exposição de produtos e serviços. A Sakura, fabricante do tradicional shoyu, ministrou cursos gratuitos de culinária japonesa. Japan Society e Grupo Yamato também foram destaque na área de exposição do pavilhão interno.
Neste ano, a competição de cosplayers WCS (World Cosplay Summit - Etapa JBC -Brasil) entrou como novidade na programação do Festival. Mas a grande atração mesmo ficou por conta das barracas das províncias que ofereceram um espetáculo a parte da gastronomia autêntica e tradicional japonesa.
Mais informações sobre o evento podem ser conferidos no site oficial do evento http://www.festivaldojapao.com/
Fotos: Rogério Joo Nikkuni

Nenhum comentário: