quinta-feira, 1 de julho de 2010

Empório G' Astronômico retorna em julho com duas edições - Campinas - SP

Com o tema "O céu e suas histórias", o Empório G'Astrônomico, evento que acontece no Distrito de Joaquim Egídio, em Campinas (SP) com proposta unir a observação do céu à boa comida, faz duas edições no mês de julho, uma no sábado, dia 03 e a outra no feriado de sexta-feira, dia 9. 
No sábado, dia 3 de julho, o astrônomo Júlio Lobo recebe os participantes no Observatório Municipal Jean Nicolini para desvendar as histórias da Noite de Alectrião. O nome pode parecer entranho, mas depois da conversa, além de outras curiosidades, se descobrirá porque o galo canta ao amanhecer. A noite também estará propicia para observar os anéis de Saturno, Vênus, Alfa do Centauro e um aglomerado de estrelas, Omega Centauro. Além disso, a olho nu será possível fazer uma "viagem" pelas principais constelações em evidencia no céu de inverno com direito às lendas celestes contadas por Júlio Lobo.
Como nas edições anteriores, após a observação de astros, planetas, estrelas e asteróides no Observatório Municipal Jean Nicolini, em Joaquim Egídio, os participantes desfrutarão de um belo jantar nos restaurantes: Estação Marupiara ou Bar do Marcelino, no próprio distrito de Joaquim Egídio.
No cardápio do Estação Marupiara, Souflé de alho poro e creme de queijo fundido de entrada. Duas opções são oferecidas de prato principal, Manicareti recheado de abóbora ao molho de limão com lascas de salmão ou Risoto de cordeiro e pinhão e fios de geléia de hortelã. De sobremesa pode-se escolher entre bijus recheados de espuma de Nutella e sorvete de macadâmia em cama de coulis de morango e manjericão ou frutas mergulhados em sopinha morna de chocolate. Crianças têm cardápio salgado especial que abre com Souflé de alho poro e creme de queijo fundido, seguido de Massinha recheada de abóbora e coberta com molho de queijo. No Bar do Marcelino para entrada: Caldo da Aspargo, o prato principal será Osso Buco com Polenta e a sobremesa, Brownie. 
Dia 9 de julho, o feriado será um dia especial no Observatório Municipal Jean Nicolini. Pelo segundo ano consecutivo, a lenda Tanabata será lembrada no distrito de Joaquim Egídio. O astrônomo Júlio Lobo contará sobre a lenda e as curiosidades que giram em torno dela. Quem quiser, poderá deixar um pedido escrito em papel colorido nos galhos de uma "árvore" de bambu. Observações ao céu também farão parte do passeio.
Depois dos pedidos garantidos, é hora de saborear o jantar nos restaurantes Estação Marupiara ou Bar do Marcelino.
No Estação Marupiara o cardápio, fundo de alcachofra recheado de cogumelos, coberto com molho de queijo e gratinado, para a entrada. No prato principal as opções são:Aruanã coberto com molho de damasco e risoto de queijo Brie ou Filé ao molho Roquefort e risoto de morango com geléia de pimenta. De sobremesa, Trio de chocolate: tortinha de amareto com amêndoas + brigadeiro de colher + biju recheado de espuma de Nutella em coulis de morango com manjericão. As crianças têm como entrada Souflé de alho poro e creme de queijo fundido e entre as duas opções para escolha do prato principal estão: Risotinho com tirinhas de filé ou Risotinho com lascas de salmão. No Bar do Marcelino o cardápio do dia 3 continua: para entrada caldo da aspargo, o prato principal será osso buco com polenta e de sobremesa, brownie.

Nenhum comentário: